terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

As borboletas e as bitches


Pedindo licença a, para mim, épica banda U2, me dei ao luxo de, após ouvir a música "With or without you" na versão criada para a turnê 360°, em 2009, pegar ouvir a mesma música gravada na turnê Rattle and Hum, em 1988...

Com todo cuidado para não magoar meu amado príncipe Bono... o que aconteceu?????


Me apaixonei pelo Bono na primeira vez que ouvi essa música na versão dos anos 80, embora o ano já contasse as vésperas do novo milênio... 
E, hoje, já no novo milênio, cadê aquela paixão?

Foi quando me dei conta de que tal "fenômeno" não se restringiu às bandas, que uns chamam, com certo deboche e em tom de cafonice de "love metal".

Hoje, o amor não aparece desencontrado na melodia das músicas, mas abandonado, ignorado, desacreditado...

A mulher sonhada tornou-se a "bitch", que tem que ser menosprezada para ser usada e descartada pelo "guy"... o homem, o "cara" errado que, no erro, atrai mulheres para seu harém, claro, desde que sejam verdadeiras "bitches"...

A grande mulher é aquela que, de "bitch", sofreu com um "guy" e se tornou pior que ele... atraindo "guys" para seu harém, para serem menosprezados, usados e descartados...

Por sorte... vemos alguns, como Bruno Mars, John Mayer.. que trazem, em verdadeiro resgate, um tom de bom moço a busca da boa moça... mas que, para emplacar, ainda com dificuldade, justificam sua poesia com melodias dos anos 80... "me entendam, sou um amor das antigas"...


Diante da desenfreada busca pela praticidade da vida, pelo "sucesso" dos likes, passamos a artificialidade da vida, das relações... o profundo tornou-se raso... até porque, aquilo que é raso passa, não magoa... não se pode se sentir só, quando todos sozinhos, nunca estiveram mais sozinhos...


O amor tornou-se artificial, vendável, trocável, substituível...

O coração padeceu... morreu...

O antiácido matou as borboletas que tentaram lhe fazer cócegas no estômago...


Me desculpem... mas, salve as VHS que estão sendo "remasterizadas"... nasci com o coração batendo nos anos 80... queria ter podido congelá-lo lá juntos com minhas borboletas...

... e, com a voz do Bono...

Nenhum comentário: